Daniel Arbix, Diretor Jurídico do Google, publica obra jurídica inédita do País.

A Editora Intelecto lançou, em 31 de outubro de 2017, a obra jurídica “Resolução Online de Controvérsias”, de Daniel do Amaral Arbix.

A publicação apresenta a transformação tecnológica dos meios alternativos (adequados) de resolução de disputas. Investiga, para tanto, os desafios conexos a tecnologias de informação e comunicação, os conflitos deles derivados e as instituições e partes envolvidas em sua resolução. Após descrever experiências públicas e privadas de emprego de tecnologias persuasivas para solucionar conflitos, tanto massificados de baixo valor quanto os mais complexos e de maior monta financeira e emocional, discutem-se as profundas mudanças que a resolução online de controvérsias vem trazendo ao direito.


O livro é fruto da tese de doutorado de Daniel Arbix. Para aliar o exame teórico da resolução online de controvérsias às questões práticas suscitadas pela aplicação de novas tecnologias a conflitos já existentes ou inéditos, o autor realiza três estudos de caso – eBay, prefeitura de Nova York e Wikipedia – e um levantamento empírico amplo de mais de 59 mecanismos de resolução de controvérsias. Devido processo legal, direitos de terceiros e ordem pública tornam-se assim temas recorrentes, analisados no design dos mecanismos e no enforcement de suas decisões, por empresas, Estados e organizações internacionais. Pioneiro, o livro contribui para as mudanças necessárias à resolução de controvérsias no Brasil, já em curso e focalizadas em mais eficiência e acesso à justiça.

Sobre o autor : Daniel do Amaral Arbix é diretor jurídico do Google no Brasil; professor da FGV Direito SP (GVlaw); bacharel, mestre e doutor em direito pela USP; LLM (Law, Science & Technology) pela Stanford Law School.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *