5 coisas que as empresas não sabem sobre nuvem

Thiago Meyrelles

Quando uma nova tecnologia surge no mercado, geralmente, ela vem acompanhada de duas reações: espanto e euforia. Com a computação em nuvem ou cloud computing, como também é conhecida, isso não é diferente. Ao mesmo tempo que empolga e facilita a vida dos profissionais de TI e usuários em geral, sempre têm aqueles que resistem em usá-la. Os motivos são por não saber ao certo como funciona e quais são seus verdadeiros benefícios. Para acabar de vez com esse clima nublado no ambiente tecnológico, listamos cinco informações fundamentais sobre nuvem. Essas informações irão abrir o tempo e contribuir com o crescimento de sua empresa. Confira:

Estrutura

Um dos principais pontos em torno da computação em nuvem refere-se à sua estrutura física. As pessoas se perguntam: ‘mas onde, afinal, estão as informações?’. Pois bem, a nuvem conta com uma estrutura física, chamada de Data Center, que armazena as informações de seus usuários, à distância. É como salvar as informações em sua própria máquina, mas com a vantagem de acessá-las a qualquer hora e em qualquer lugar – com segurança.

Acesso a nuvem

A questão do acesso é uma das grandes vantagens da nuvem. Tendo conectividade, é possível acessar seus arquivos sempre que necessário. Basta abrir o link de entrada para a nuvem com o login solicitado e voilà – você já pode visualizar e gerenciar seus arquivos, não importa onde esteja.

Segurança

O que mais dificulta a implementação da nuvem nas empresas, são as dúvidas dos usuários em torno da segurança. Muitos temem a perda de arquivos ou invasões e vazamento de dados, preferindo salvar estas informações em HDs-externos ou pendrives. Mas se, hipoteticamente seu HD ou pendrive pegar um vírus, for roubado ou cair na água, como recuperar dados tão valiosos? Em contrapartida, os provedores de nuvem são altamente preparados para prevenir qualquer problema relacionado às informações do usuário. Contam com ferramentas de segurança de ponta, em constante atualização, por meio de tecnologias como: criptografia, backup, garantia de disponibilidade, entre outras.

Redução de Custos

Outra vantagem da computação em nuvem está relacionada à redução de custos. Ao optar por esse tipo de tecnologia, as empresas automaticamente economizam em infraestrutura (hardware, servidores físicos, máquinas, licenças, etc); mão-de-obra (não é preciso fazer manutenção ou atualização quando se está na nuvem, o processo é automático) e energia (com a diminuição dos servidores físicos, o gasto com energia elétrica pode reduzir de forma considerável).

Escalabilidade

O uso do cloud também influi diretamente no crescimento das companhias, por meio da escalabilidade. Por ser flexível e de fácil acesso, essa tecnologia acompanha os avanços da empresa. Tudo, de acordo com o ritmo de mudanças necessário. Sem a necessidade de pausas nos processos para moção de informações, por exemplo.

Agora que você já sabe as principais informações sobre a computação em nuvem, que tal migrar para o serviço de cloud computing? Aqui na Penso Tecnologia, oferecemos diversas soluções para armazenamento de dados. Para saber mais acesse, confira nesse link.

________________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Fonte:http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI252447,41046-5+coisas+que+as+empresas+nao+sabem+sobre+nuvem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *