STJ

Pesquisa Pronta aborda responsabilidade de estabelecimento em casos de assalto a cliente

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou cinco novos temas na Pesquisa Pronta. A ferramenta oferece o resultado de pesquisas sobre determinados temas jurídicos relevantes objeto de julgados no tribunal.

Direito civil

É dever de estabelecimentos como shoppings e hipermercados zelar pela segurança de seu ambiente, de modo que não há falar em força maior para eximi-los da responsabilidade civil decorrente de assaltos aos consumidores.

Direito administrativo

Ao analisar os requisitos para a matrícula de criança na primeira série do ensino infantil e fundamental, alguns precedentes do tribunal demonstram não haver ilegalidade no estabelecimento de corte etário.

Direito bancário

A Terceira Turma do STJ decidiu que o montante da indenização devida pelo Fundo Garantidor de Créditos deve observar a limitação imposta na norma do Conselho Monetário Nacional vigente à data da intervenção ou da liquidação da instituição financeira, o que ocorrer primeiro.

Direito processual civil

É impenhorável o imóvel de sócio se ele constitui bem de família, ainda que dado em garantia de empréstimo concedido à pessoa jurídica, visto que a regra protetiva, de ordem pública, aliada à personalidade jurídica própria da empresa, não admite presumir que o mútuo tenha sido concedido em benefício da pessoa física.

Direito previdenciário

A jurisprudência do STJ entende que, havendo alteração nas regras do plano de benefícios, apenas os participantes que preencheram os requisitos necessários para a aposentadoria, antes da mudança do regime jurídico, têm direito de ter os benefícios de complementação calculados com observância das regras anteriores.

Sempre disponível

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Basta acessar Jurisprudência > Pesquisa Pronta a partir do menu na barra superior do site.

Fonte: STJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *