Empresa deve indenizar por não cumprir promessa de viagem a funcionária

A 4ª turma do TRT da 4ª região condenou uma empresa da área de hotelaria e cruzeiros a indenizar uma ex-empregada que ganhou uma viagem para Cancún, mas não recebeu a premiação. Ela receberá R$ 15 mil, por danos materiais, quantia considerada razoável pelo colegiado para uma viagem deste porte.

A autora conta na ação que foi premiada em um sorteio realizado na festa de fim de ano da empresa com a viagem para Cancún, com duração de 7 dias e 7 noites, tendo direito a levar um acompanhante. No pacote ainda estaria incluído o aéreo, a hospedagem e a alimentação. A empregadora, entretanto, nunca proporcionou a viagem.

O juízo de 1º grau negou o pedido de indenização, alegando ausência de prova quanto à alegada sonegação de prêmios. No entanto, o relator do recurso ao TRT, desembargador George Achutti, reverteu o entendimento tendo por base uma testemunha.

De acordo com o trecho do depoimento destacado pelo magistrado, a testemunha confirma que a autora foi contemplada no sorteio, mas que, apesar disso, não conseguiu realizar a viagem – “ora não tinha hotel ora não tinha aéreo“. O depoente ainda afirmou que várias vezes presenciou a funcionária solicitando a viagem.

Frente a esta prova, o relator ressaltou que não há dúvidas quanto ao fato de a trabalhadora ter sido contemplada, por sorteio, com uma viagem a Cancun.

“Estava, portanto, a empregadora obrigada a honrar o compromisso assumido com a empregada, configurando, a frustração do direito de usufruir do prêmio concedido, ato ilícito do qual decorre o dever de indenizar. Ainda que não se cogite de dano moral (…) é inegável a obrigação da empregadora de reparar os prejuízos de ordem material derivados da inexecução da obrigação assumida com a reclamante.”

A empresa opôs embargos de declaração. O colegiado, entretanto, não os acolheu. Os advogados do escritório Xavier & Longaray Advogados atuaram em favor da trabalhadora.

Fonte:http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI249995,61044-Empresa+deve+indenizar+por+nao+cumprir+promessa+de+viagem+a

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *